OS IMAGINÁRIOS DO SERTÃO NA SALA DE AULA: UM DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E A GEOGRAFIA

Autores

  • Luiz Silva Universidade de Brasília
  • Hebert Carvalho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.222

Palavras-chave:

Literatura, Regionalismo, Geografia, Ensino

Resumo

O presenteensaio pretende analisar o sertão enquanto espaço imaginário-afetivo a partir da convergência de dois campos do saber: a literatura e a geografia. Na primeira parte, estabeleceremos um diálogo sobre a natureza do texto literário e as possibilidades de aproximação com outras disciplinas a partir da perspectiva teórica da crítica literária dialética. Em seguida, discutiremos a noção de regionalismo, importante aspecto para a constituição de uma identidade nacional. A análise contemplará as primeiras manifestações literárias na América Latina, marcadas pela afirmação da paisagem e dos elementos internos, e as mudanças percebidas no início do século XX até o super-regionalismo presente nas obras do período pós 1930. Por fim, iremos discutir fundamentos de uma sequência didática para as aulas de geografia na educação básica com a temática “caminhos do sertão”, numa perspectiva integrativa, tensionando-se o papel do professor enquanto mediador do conhecimento a partir do diálogo com a Literatura, buscando-se uma prática educacional significativa, plural e democrática.

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Biografia do Autor

Luiz Silva, Universidade de Brasília

Doutorando em Literatura (Universidade de Brasília). Professor de língua portuguesa na SEE/DF.

Hebert Carvalho, Universidade de Brasília

Mestrando em Ensino de Geografia  (Universidade de Brasília). Professor de Geografia na SEE/DF e SEDUC/GO.

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Publicado

08/10/2025

Como Citar

Silva, L., & Carvalho, H. (2025). OS IMAGINÁRIOS DO SERTÃO NA SALA DE AULA: UM DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E A GEOGRAFIA. Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 14(14), 317–342. https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.222