A AUTORIA FEMININA COMO INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DA OBRA “CLARANÔ, DE CIDA PEDROSA ISADORA ABREU

Autores

  • Isadora Abreu Universidade de Brasília
  • Luana Santos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.220

Palavras-chave:

Literatura, Claranã., Cida Pedrosa, Intertextualidade

Resumo

 Literatura de Cordel, desde o seu início no Nordeste do país, representa uma forma de expressão marcada pela construção coletiva e envolvimento da cultura popular. Essas obras, anteriormente escritas por homens, hoje têm a possibilidade de apresentar novos temas e serem de autoria feminina. Dessa maneira, esse artigo visa analisar a Literatura de Cordel em suas inovações e avanços a partir de alguns poemas da obra Claranã, de Cida Pedrosa. A autora pernambucana articula o gênero cordelístico com sua trajetória e experiência para compor seus versos e possibilitar um espaço de voz para grupos que foram historicamente negligenciados, atuando de maneira crítica. Para isso, o trabalho será desenvolvido em quatro partes: introdução da escrita feminina no gênero; uma breve contextualização sobre o cordel no Brasil; a presença feminina crítica na confecção dos escritos; e análise dos motes como construção coletiva e intertextual. Conclui-se que a autoria de mulheres pressupõe um ambiente propício para uma nova imagem do gênero cordel e do feminino por ele representados e possibilita um local de voz aos outros grupos marginalizados.

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Biografia do Autor

Isadora Abreu , Universidade de Brasília

Mestranda em Literatura e Práticas Sociais (Universidade de Brasília - UnB).

Luana Santos , Universidade de Brasília

Mestranda em Literatura e Práticas Sociais  (Universidade de Brasília - UnB).

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Publicado

08/10/2025

Como Citar

Abreu , I., & Santos , L. (2025). A AUTORIA FEMININA COMO INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DA OBRA “CLARANÔ, DE CIDA PEDROSA ISADORA ABREU . Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 14(14), 267–288. https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.220