REGIONALISMO NA LITERATURA BTASILEIRA: LIMITES, IMPRECISÕES E PERSPECTIVAS CRÍTICAS

Autores

  • Luiz Izaac dos Santos Ribeiro Universidade de Brasília
  • Maria do Socorro Pinheiro Universidade Estadual da Paraíba
  • Wiliam Alves Biserra Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.219

Palavras-chave:

Crítica literária, Regionalismo literário, Modernismo brasileiro

Resumo

O presente ensaio investiga criticamente a pertinência do uso do termo “regionalismo” na literatura brasileira, com foco especial no chamado “romance de 1930”, marco da segunda fase do modernismo. Tradicionalmente, parte dessa produção literária foi classificada como “regionalista”, sobretudo no contexto nordestino. Entretanto, a reflexão teórica conduzida neste estudo questiona essa categorização, uma vez que, conforme afirma Feitosa (2021), toda obra de arte é universal por essência, visto que representa a condição humana independentemente de sua localização. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica, baseada em levantamento de livros, artigos, dissertações e teses, que possibilitaram a construção de uma reflexão fundamentada. Os resultados apontam que o regionalismo esteve fortemente associado a movimentos políticos e culturais do Nordeste nos anos 1930, refletindo seu espírito de valorização identitária. Contudo, a aplicação desse conceito à literatura revela-se inadequada, pois obscurece sua universalidade. Conclui-se, portanto, que a noção de regionalismo deve ser revista, a fim de se evitar reducionismos e ampliar as possibilidades interpretativas da crítica literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Izaac dos Santos Ribeiro, Universidade de Brasília

Doutorando Programa de Pós-Graduação em Literatura  (Universidade de Brasília). Mestrado Interdisciplinar História e Letras  (Universidade Estadual do Ceará.

 

Maria do Socorro Pinheiro, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado em Literatura e Interculturalidade (Universidade Estadual da Paraíba), Pós-Doutorado em Linguagem e Ensino (Universidade Federal de Campina Grande), Mestrado em Letras (Universidade Federal do Ceará)  

 

Wiliam Alves Biserra, Universidade de Brasília

Doutorado em teoria literária e Psicologia Clínica e cultura  (Universidade de Brasília). Pós-doutorado em literaturas de língua inglesa (Universidade Federal de Minas Gerais) e em Literatura e psicanálise na Universidade Goethe em Frankfurt-am-Main. Professor adjunto de literaturas de língua inglesa na Universidade de Brasília (UnB), psicanalista e líder do grupo de pesquisa literatura e psicologia (UnB).

Downloads

Publicado

08/10/2025

Como Citar

Ribeiro, L. I. dos S., Pinheiro, M. do S., & Biserra, W. A. (2025). REGIONALISMO NA LITERATURA BTASILEIRA: LIMITES, IMPRECISÕES E PERSPECTIVAS CRÍTICAS . Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 14(14), 249–266. https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.219