TOCANTINS – O SERTÃO, O RIO E A GÊNESE DE UM ESTADO: UMA JORNADA LITERÁRIA E HISTÓRICA

Autores

  • Júlio Edstron S. Santos Faculdade de Brasília
  • Fabrício Jonathas A. S. Rodrigues Faculdade Brasília - FBr
  • Leiliane Rodrigues Corrêa Silva Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.216

Palavras-chave:

Literatura Brasileira., Viagem ao Tocantins, Júlio Paternostro., Sertão, Tocantins

Resumo

Este artigo analisa a relação histórica, cultural e simbólica entre o Rio Tocantins e a formação da identidade regional que culminou na criação do Estado do Tocantins em 1988. Toma-se como referência a obra Viagem ao Tocantins (1945), de Júlio Paternostro, reconhecida como um marco literário e documental capaz de revelar as condições de vida no sertão e a resiliência das comunidades ribeirinhas. A pesquisa parte da contextualização do Brasil no século XX, período de intensas transformações no interior do país, para então examinar a importância das observações de Paternostro sobre a geografia, a navegação e a vida social da região. Utilizando revisão bibliográfica e método hipotético-dedutivo, o estudo destaca como a literatura funciona como instrumento de registro, denúncia e memória. Por fim, reflete-se sobre o papel simbólico das águas e do sertão na literatura brasileira, compreendidos como espaços de resistência, invenção e identidade nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Edstron S. Santos, Faculdade de Brasília

 Mestre em Direito (Universidade Católica de Brasília). Doutor em Direito (UniCEUB), Membro da comissão de ensino jurídico da OAB/MG. Pesquisador do Centro Universitário de Brasília. Professor do Curso de Direito da Faculdade de Brasília. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Terceiro Setor, direitos fundamentais, educação em direitos humanos, cidadania e direito e Seguridade Social. Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor (NEPATS) da UCB/DF, Políticas Públicas e Juspositivismo, Jusmoralismo e Justiça Política do UNICEUB. Editor Executivo da REPATS.

Fabrício Jonathas A. S. Rodrigues, Faculdade Brasília - FBr

Mestre em Direito Internacional, Econômico e Tributário, com formação em Direito (Universidade Católica de Brasília), experiência como professor universitário nos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Ciências Econômicas. Coordenandor do Curso de Direito da Faculdade Brasília - FBr. Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor (NEPATS).

Leiliane Rodrigues Corrêa Silva, Universidade Católica de Brasília - UCB

Mestra em Direito (Universidade Católica de Brasília - UCB), especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil (Centro Universitário do Distrito Federal), especialista em Docência no Ensino Superior e Mediadora judicial. Docente em cursos de Pós-Graduação e Graduação na área do Direito e da Educação à Distância (EAD). Pesquisadora e orientadora na área do Direito Internacional e Legislação do Terceiro Setor. Membro do corpo editorial da Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

08/10/2025

Como Citar

Santos, J. E. S., Rodrigues, F. J. A. S., & Silva, L. R. C. (2025). TOCANTINS – O SERTÃO, O RIO E A GÊNESE DE UM ESTADO: UMA JORNADA LITERÁRIA E HISTÓRICA. Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 14(14), 187–222. https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.216