SERTÕES EM RESISTÊNCIA: AS RELAÇÕES HUMANAS ENTRE VEREDAS E CACAUAIS

Autores

  • Gabriel Augusto Wanghan da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Danielly Samara Mafra Pereira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Itamar Rodrigues Paulino Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.211

Palavras-chave:

Literatura, Resistência, Amazônia, Relações Humanas, Cacau

Resumo

O presente capítulo oferece uma análise rica e multifacetada da Amazônia, indo além da visão colonial de um território inexplorado e selvagem. Utilizou-se uma abordagem interdisciplinar, entrelaçando a história do cacau como droga do sertão com a literatura de Guimarães Rosa e Inglês de Souza e, essa fusão de elementos históricos e literários revela a região como um espaço de resistência e negociação, onde os povos nativos e ribeirinhos desempenharam papéis de destaque. A análise se aprofunda ao conectar essas realidades históricas com a literatura, tecendo um paralelo entre o sertão amazônico e o sertão nordestino. O texto então se concentra em O Cacaulista, de Inglês de Souza, um romance que utiliza as plantações de cacau para expor as tensões sociais, a exploração e a resistência dos povos ribeirinhos no século XIX. Através da história e da literatura, revela-se uma Amazônia de intensa luta, resiliência e profundidade, onde a natureza e as pessoas estão intrinsecamente conectadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Augusto Wanghan da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrando Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGSAQ-UFOPA). Membro do Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia – PROEXT-CIMA/UFOPA.

Danielly Samara Mafra Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGSAQ-UFOPA). Membro do Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia – PROEXT-CIMA/UFOPA.

Itamar Rodrigues Paulino, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Teoria Literária pela UnB, professor e pesquisador na Universidade Federal do Oeste do Pará, coordenador do Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (CIMA) e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), ambos da UFOPA.

 

Downloads

Publicado

07/10/2025

Como Citar

Silva, G. A. W. da, Pereira, D. S. M., & Paulino, I. R. (2025). SERTÕES EM RESISTÊNCIA: AS RELAÇÕES HUMANAS ENTRE VEREDAS E CACAUAIS . Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 14(14), 93–118. https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.211