A TESSITURA ENTRE AS IMAGENS E O TEXTO NA COMPOSIÇÃO DO ROMANCE D’A PEDRA DO REINO, DE ARIANO SUASSUNA

Autores

  • Juliana Marafon Pereira de Abreu Universidade de Brasília
  • Juliana Marafon Pereira de Abreu Universidade de Brasília
  • Sidney Barbosa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.210

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Romance d’A pedra do reino e o Príncipe do sangue do vai-e-volta, Ariano Suassuna, Identidade

Resumo

Este estudo está fundamentado na tessitura entre as imagens e o texto na composição do Romance d’A pedra do reino e o Príncipe do sangue do vai-e-volta, de Ariano Suassuna. Nesse sentido, desenvolveremos um diálogo entre a narrativa e as gravuras elaboradas pelo autor e inseridas na obra por meio da perspectiva do narrador protagonista, o personagem Quaderna. Desenvolveremos uma análise do movimento, a saber, o sebastianismo, que serviu como pano de fundo para o romance. Apresentaremos, ainda, aspectos como a identidade do Sertão Medieval, retratada por Quaderna e as Pedras do Reino (identidade monárquica) e a representação de um duelo entre os dicotômicos lados do azul e do encarnado, em alusão direta ao erudito e ao popular. Ademais, faremos também referência à simbologia disposta pelos elementos inseridos nas gravuras dos escudos de armas que foram selecionadas para constituir esse estudo e, enfim, abordaremos à dimensão iconográfica da substituição do leão pela onça na narrativa. Por fim, mostraremos as conexões estabelecidas entre as palavras e a iconografia representadas na obra desse autor da Literatura Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Marafon Pereira de Abreu, Universidade de Brasília

Doutoranda e Mestre em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLit/UnB). Licenciada em Letras – Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Juliana Marafon Pereira de Abreu, Universidade de Brasília

Doutoranda e Mestre em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLit/UnB). Licenciada em Letras – Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Sidney Barbosa, Universidade de Brasília

Livre-Docente em Teoria e Crítica do Romance pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Araraquara. Doutor em Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (USP). É Professor aposentado de Literatura Francesa no Depto. de Teoria Literária e Literaturas (TEL), da Universidade de Brasília. Atua no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLit), da mesma Universidade.

Publicado

08/10/2025

Como Citar

Abreu, J. M. P. de, Abreu, J. M. P. de, & Barbosa, S. (2025). A TESSITURA ENTRE AS IMAGENS E O TEXTO NA COMPOSIÇÃO DO ROMANCE D’A PEDRA DO REINO, DE ARIANO SUASSUNA. Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 14(14), 63–92. https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.210