A TESSITURA ENTRE AS IMAGENS E O TEXTO NA COMPOSIÇÃO DO ROMANCE D’A PEDRA DO REINO, DE ARIANO SUASSUNA
DOI:
https://doi.org/10.56372/desleituras.v14i14.210Palavras-chave:
Literatura Brasileira, Romance d’A pedra do reino e o Príncipe do sangue do vai-e-volta, Ariano Suassuna, IdentidadeResumo
Este estudo está fundamentado na tessitura entre as imagens e o texto na composição do Romance d’A pedra do reino e o Príncipe do sangue do vai-e-volta, de Ariano Suassuna. Nesse sentido, desenvolveremos um diálogo entre a narrativa e as gravuras elaboradas pelo autor e inseridas na obra por meio da perspectiva do narrador protagonista, o personagem Quaderna. Desenvolveremos uma análise do movimento, a saber, o sebastianismo, que serviu como pano de fundo para o romance. Apresentaremos, ainda, aspectos como a identidade do Sertão Medieval, retratada por Quaderna e as Pedras do Reino (identidade monárquica) e a representação de um duelo entre os dicotômicos lados do azul e do encarnado, em alusão direta ao erudito e ao popular. Ademais, faremos também referência à simbologia disposta pelos elementos inseridos nas gravuras dos escudos de armas que foram selecionadas para constituir esse estudo e, enfim, abordaremos à dimensão iconográfica da substituição do leão pela onça na narrativa. Por fim, mostraremos as conexões estabelecidas entre as palavras e a iconografia representadas na obra desse autor da Literatura Brasileira.
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