A PAIXÃO SEGUNDO JANAIR: O SILÊNCIO DA SUBJETIVIDADE EM G.H.

Autores

  • Andréa Pereira Cerqueira Universidade de Brasília
  • Wiliam Alves Biserra Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v13i13.201

Palavras-chave:

Literatura, Crítica literária, Clarice Lispector, A paixão segundo G. H

Resumo

Neste ensaio analisa-se a personagem Janair, de A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector, a partir de teorias de identidade e diferença de Audre Lorde, Tomaz Tadeu da Silva, Jacques Derrida e Susan Stanford Friedman. A pesquisa investiga como raça, classe e gênero moldam a construção de Janair e sua relação com a protagonista G.H., destacando a interseccionalidade como chave para entender suas interações. O estudo aborda o apagamento de pessoas negras, o legado da escravidão e o simbolismo do quarto de Janair no processo de consciência da protagonista. Sem pretender esgotar o tema, propõe que, mesmo invisibilizada, Janair desempenha papel central na narrativa ao desconstruir hierarquias sociais e evidenciar as tensões entre opressão e privilégio. A partir de estudos sobre alteridade, sugere-se que as margens sociais têm força reveladora e crítica dentro do romance, tornando Janair um eixo fundamental para a compreensão da obra.

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Biografia do Autor

Andréa Pereira Cerqueira, Universidade de Brasília

Mestranda em Literatura Comparada (UnB). Autora de “O Feminino em Clarice Lispector: a ciranda
de A hora da estrela” e “A gravidade das coisas leves” (contos).

Wiliam Alves Biserra, Universidade de Brasília

Doutor em Teoria Literária (UnB). Pós-doutorado em Literaturas de Língua Inglesa (UFMG).

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Publicado

02/09/2025

Como Citar

Cerqueira, A. P., & Biserra, W. A. (2025). A PAIXÃO SEGUNDO JANAIR: O SILÊNCIO DA SUBJETIVIDADE EM G.H. Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 13(13), 50–71. https://doi.org/10.56372/desleituras.v13i13.201