O HERDEIRO DO LEITE DERRAMADO: MEMÓRIA E DECADÊNCIA DA ELITE BRASILEIRA

Autores

  • Andréa Pereira Cerqueira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v12i12.194

Palavras-chave:

Literatura, Leite Derramado, Chico Buarque, Narrador herdeiro, Legado escravocrata, Autoritarismo, Memória

Resumo

O romance Leite Derramado (2009), de Chico Buarque, percorre os meandros da memória de um narrador aristocrático em declínio, cuja fala fragmentada revela não apenas sua ruína pessoal, mas a permanência insidiosa de três legados estruturantes da sociedade brasileira: o escravocrata, o oligárquico e o autoritário. Este ensaio propõe uma leitura crítica da obra à luz do pensamento de autores como Roberto Schwarz, Sérgio Buarque de Holanda, Antonio Candido, Raymundo Faoro, Jessé Souza e Lilia Moritz Schwarcz, com o objetivo de examinar como o romance encena e questiona a persistência dessas estruturas históricas e simbólicas. A análise enfoca a narrativa como espaço de revelação das formas de dominação e das estratégias discursivas da elite brasi- leira, que, mesmo em decadência, busca preservar sua legitimidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Pereira Cerqueira, Universidade de Brasília

Mestranda do Programa de Literatura Comparada (Universidade de Brasília). Autora de O Feminino em Clarice Lispector: a ciranda de A hora da estrela e A gravidade das coisas leves (contos)

Downloads

Publicado

21/08/2025

Como Citar

Cerqueira, A. P. (2025). O HERDEIRO DO LEITE DERRAMADO: MEMÓRIA E DECADÊNCIA DA ELITE BRASILEIRA. Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 12(12), 255–274. https://doi.org/10.56372/desleituras.v12i12.194

Edição

Seção

TERCEIRA PARTE: ECOS DE UMA FORMAÇÃO NACIONAL: MEMÓRIAS E RUÍNAS DO NARRADOR HERDEIRO CONTEMPORÂNEO “Leite Derramado, Chico Buarque”