NARRADOR HERDEIRO E OS ESCOMBROS DA NAÇÃO: A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA EM CHICO BUARQUE

Autores

  • Bruno Vinícius de Sousa Nunes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v12i12.192

Palavras-chave:

Literatura, Leite Derramado, Narrador herdeiro, Crítica literária, Chico Buarque, Autoritarismo

Resumo

Este ensaio realiza uma leitura crítica do romance Leite Derramado (2009), de Chico Buarque, a partir da figura do “narrador herdeiro” como chave formal e analítica. A partir de Eulálio d’Assumpção, aristocrata decadente que rememora sua linhagem marcada por escravidão e poder, investiga-se como a narrativa articula memória individual e história nacional, expondo os mecanis- mos de reprodução das estruturas autoritárias e da desfaçatez de classe no Brasil. Fundamentado em Theodor Adorno, György Lukács, Franco Moretti, Ian Watt e Roberto Schwarz, o estudo demonstra como a obra transforma a decadência in- dividual em alegoria da formação civilizatória brasileira, revelando a persistência do autoritarismo e das contradições históricas. Ao formalizar delírios, repetições e lacunas, o romance assume função crítica e negativa, recusando reconciliações ilusórias e evidenciando, em sua forma, os escombros de uma elite em decompo- sição e sua tentativa de perpetuar privilégios no imaginário social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Vinícius de Sousa Nunes, Universidade de Brasília

Mestrando em Literatura (Universidade de Brasília)

Downloads

Publicado

21/08/2025

Como Citar

Nunes, B. V. de S. (2025). NARRADOR HERDEIRO E OS ESCOMBROS DA NAÇÃO: A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA EM CHICO BUARQUE. Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 12(12), 217–237. https://doi.org/10.56372/desleituras.v12i12.192

Edição

Seção

TERCEIRA PARTE: ECOS DE UMA FORMAÇÃO NACIONAL: MEMÓRIAS E RUÍNAS DO NARRADOR HERDEIRO CONTEMPORÂNEO “Leite Derramado, Chico Buarque”