ENTRE O REALISMO E A INTERIORIDADE: UMA LEITURA DO ROMANCE "ANGÚSTIA", DE GRACILIANO RAMOS

Autores

  • Carina Rodrigues Lobato Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v12i12.190

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Narrador herdeiro, Graciliano Ramos, Angústia

Resumo

O intuito deste artigo é realizar uma leitura crítica do romance Angústia (1936), escrito pelo autor brasileiro Graciliano Ramos (1892 – 1953), tendo em vista analisar a narrativa por meio da categoria do narrador herdeiro, concatenando assim a arquitetura do romance e do personagem-narrador Luís da Silva às grandes contradições brasileiras do começo do século XX, momento da grande decadência oligárquica no país. Assim, para interpretar o romance de Graciliano Ramos a partir da tensão dialética entre forma literária e processo social histórico, serão utilizados como base teórica textos de Ángel Rama e Gyorgy Lukács, que servirão como aporte na análise da centralidade do gênero romance enquanto grande instrumento de reflexo artístico da realidade social concreta, seja na Europa ou na América Latina; e de Luís Bueno, Erwin Torralbo Gimenez e Antonio Candido, para discutir o desenvolvimento da forma romance no Brasil, localizar a obra de Graciliano Ramos na tradição literária brasileira e, assim, analisar alguns aspectos centrais deste grande romance escrito por um dos maiores escritores de nosso país.

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Biografia do Autor

Carina Rodrigues Lobato, Universidade de Brasília

Doutoranda em Literatura (Universidade de Brasília)

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Publicado

21/08/2025

Como Citar

Lobato, C. R. (2025). ENTRE O REALISMO E A INTERIORIDADE: UMA LEITURA DO ROMANCE "ANGÚSTIA", DE GRACILIANO RAMOS. Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 12(12), 182–202. https://doi.org/10.56372/desleituras.v12i12.190

Edição

Seção

SEGUNDA PARTE: FRAGMENTOS DA CRISE: NARRADORES EM RUÍNA NA TRANSIÇÃO MODERNISTA “Angústia”, de Graciliano Ramos