O REFLEXO DA ALIENAÇÃO E A BUSCA PELA TOTALIDADE DO NARRADOR HERDEIRO NA OBRA "ANGÚSTIA", DE GRACILIANO RAMOS

Autores

  • Fábio H P S Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.56372/desleituras.v12i12.188

Palavras-chave:

Literatura, Angústia, Graciliano Ramos, Narrador herdeiro

Resumo

 Este ensaio mergulha nas profundezas de Angústia, de Graciliano Ramos, com o intuito de desvelar a intrínseca relação entre a alienação do narrador-herdeiro e sua incessante busca pela totalidade. A lente metodológica adotada é a dialética lukacsiana, que me permite perscrutar a obra para além de sua superfície narrativa. O objetivo geral é, portanto, analisar Angústia sob a ótica de Lukács, enfocando a tipicidade e a totalidade, e o conceito de “narrador herdeiro”. O romance, em sua estética literária singular, é o corpus de análise, revelando os intrincados aspectos sociais e psicológicos que moldam a linguagem de Graciliano. No tecido denso da narrativa, as personagens centrais – Luís da Silva, Marina e Julião Tavares – emergem como exemplares da tipicidade, refletindo as contradições de uma sociedade em desintegração. A totalidade, aqui, não se manifesta como uma completude alcançada, mas como um anseio constante, um horizonte utópico que o narrador herdeiro alienado tenta desesperadamente recompor em seu fragmentado mundo interior. Em suma, esta análise busca elucidar como a obra de Graciliano Ramos, através da minuciosa construção de suas personagens e de sua tessitura romanesca, expõe a dolorosa busca pela unidade em um mundo dilacerado pela alienação, reiterando a universalidade das inquietações humanas diante da fragmentação existencial.

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Biografia do Autor

Fábio H P S Borges, Universidade de Brasília

Doutorando em Literatura (Universidade de Brasília). Mestre em Políticas Públicas para a Infância e Juventude Universidade de Brasília)
 

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Publicado

21/08/2025

Como Citar

Borges, F. H. P. S. (2025). O REFLEXO DA ALIENAÇÃO E A BUSCA PELA TOTALIDADE DO NARRADOR HERDEIRO NA OBRA "ANGÚSTIA", DE GRACILIANO RAMOS. Desleituras Literatura Filosofia Cinema E Outras Artes, 12(12), 141–163. https://doi.org/10.56372/desleituras.v12i12.188

Edição

Seção

SEGUNDA PARTE: FRAGMENTOS DA CRISE: NARRADORES EM RUÍNA NA TRANSIÇÃO MODERNISTA “Angústia”, de Graciliano Ramos